Anúncios


Impactos da crise do corona vírus na economia global e brasileira


A pandemia do coronavirus tem afetado a economia global e consequentemente a economia brasileira. Segundo o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ángel Gurría o impacto econômico produzido pela pandemia já é maior do que outras crises a exemplo de crise financeira de 2008.

Em entrevista em uma reunião do G20 o secretário disse;

“Calculamos que, para cada mês de quarentena, haverá uma perda de 2 pontos percentuais no crescimento anual do PIB. Somente o setor do turismo enfrenta uma diminuição da produção entre 50% a 70% nesse período. Muitas economias cairão em recessão”

Anúncios



Em uma carta enviada ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o secretário classifica a pandemia do novo coronavírus como uma “ameaça sem precedentes” para a economia mundial sugerindo, inclusive que o Brasil aumente os gastos públicos como saída para a crise.

O grupo financeiro Goldman Sachs, com sede em Nova Yorque, cortou as previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos de 1,2% para 0,4% neste ano. Para o primeiro trimestre, o banco reavaliou a estimativa de crescimento da economia de 0,7% para 0%. Isso mostra os efeitos global na maior economia mundial que se estende para todas as economias do globo.

Como o corona vírus tem afetado os investimentos?

Como é sabido os investimentos na maioria das vezes são geridos por especulações no mercado, assim, qualquer informação pode influenciar o cenário econômico tanto para cima quanto para baixo.

O principal tipo de investimento afetado em casos como a propagação do corona vírus são os mercados de capital, tendo em vistas que a grande maioria das empresas negociadas nas bolsas de valores vão de encontro com as decisões dos governos para conter um possível contágio ainda maior da doença.

Como exemplo podemos citar as viagens aéreas que foram canceladas. Vê-se Companhias como a Gol e a Azul, conforme Bolsa de Valores de São Paulo, já caíram mais de 80% no acumulado do mês passado, uma vez que a demanda com procura pelos serviços aéreos tem sido menor.

Na prática isso significa que existe um efeito dominó, ou seja, a cadeia de eventos estão diretamente ligados.
Dado a isso, a OCDE reduziu a projeção de crescimento da economia global para 2020, passando de 2,9% para 2,4%, o menor nível de expansão desde 2009.

Quanto ao PIB brasileiro

Os reflexos sobre os impactos do coronavírus também têm sido sentido e pesado nas projeções do crescimento da economia brasileira. Segundo o último relatório do Banco Central, que foi divulgado no dia 4 de maio, os economistas consultados projetam que o Produto Interno Bruto (PIB) terá uma retração de 4,11%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscando Conteúdo

0