Anúncios


Crédito Pessoal da Caixa Econômica Federal

Para iniciarmos esse assunto queremos dar duas “definições” por um lado o crédito pessoal como uma linha de empréstimo e por outro lado como uma proposta específica da Caixa.
No primeiro caso, o Crédito Pessoal é uma linha de empréstimo oferecido em todas as instituições. Este tipo de empréstimo tem como característica geral que é de fácil liberação, não precisa de justificação do uso do dinheiro emprestado, o valor do capital não é muito alto e os prazos de pagamento em geral são curtos.
Na Caixa Econômica Federal, o cliente encontra os seguintes procedimentos dentro desta linha:

  1. Antecipação de 13º Salário
  2. Antecipação da restituição do Imposto de Renda
  3. Aporte Auto
  4. CDC Automático
  5. CDC Salário
  6. Marca especial
  7. Crediário Caixa
  8. Crédito Imóvel Próprio
  9. Crédito Pessoal Caixa

Já quando o assunto é sobre o Crédito Pessoal Caixa, essa modalidade de crédito é um empréstimo onde o correntista poderá escolher entre 4 modadlidades de operação que determinam a forma de pagamento:

-Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado: os juros são definidos no momento da contratação, portanto você sabe quanto e quando deve pagar cada parcela. O prazo máximo para o pagamento nesta modalidade é de 4 anos (48 meses).
-Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado: para clientes que fornecem seu salário ou benefício em uma conta da Caixa, com as taxas determinadas no momento da contratação e um prazo máximo de até 48 meses.
-Crédito Pessoal Mensal Pós-Fixado: a taxa de juros varia de acordo com o índice selecionado no contrato, portanto o cliente só saberá quando deve pagar na data de pagamento, esta operação pode ser feita em até 3 anos (36 meses).
-Crédito Salário Caixa Mensal Pós-Fixado: está é a opção do empréstimo anterior para quem recebe seu salário ou benefício em uma conta do banco
** O prazo de pagamento deste empréstimo pode ser estendido para 5 anos (60 meses), dependendo da relação do cliente com a Caixa.

Anúncios


O que é necessário para fazer um Empréstimo Pessoal na Caixa?

Bem cada empréstimo, tem requerimentos específicos. Veja por exemplo, se você deseja fazer a compra de sua casa própria com seu cônjuge ou companheiro (a) deve apresentar os documentos e comprovantes dos dois, e caso queira usar o FGTS também deve apresentar esses comprovantes.

Quais documentos para fazer empréstimo na Caixa?

Os documentos básicos que você deve apresentar são:
• CPF, RG ou outro documento de identidade,
• Comprovante de renda
• Comprovantes de residência (por exemplo: conta de água ou luz de menos de 90 dias de emissão)

Para realizar outro empréstimo como financiamento de veículo ou de imóvel ou para usar seus bens como do crédito, outros documentos e comprovantes de pagamento para uma operação.
Como pode ser observado somente é preciso comprovar sua situação para poder fazer um empréstimo. E atenção! Nenhuma instituição legalmente autorizada para oferecer o empréstimo pode solicitar a você dinheiro para liberar o empréstimo. Você só deve pagar as parcelas, após o dinheiro ser liberado.

E quanto à taxa de juros de um Empréstimo Pessoal na Caixa?

Para cada tipo de empréstimo, as taxas de juros são calculadas de uma forma. Elas dependem de fatores diferentes e levam em conta o risco que uma operação de crédito de acordo com a instituição financeira.

Vamos dar um exemplo, o empréstimo da Caixa com juros menores é aquele que oferece ao banco garantias de que ele receberá seu capital de novo, por isso os empréstimos consignados para funcionários públicos são os funcionários menores, a estabilidade do servidor e o desconto direto em folha de garantia a quitação da dívida.

Quais as taxa de juros do Crédito Pessoal da Caixa?

Vale destacar que as taxas são de dois tipos, pré-fixadas e pós-fixadas e consequentemente o valor delas são diferentes. Geralmente as mais usadas são as pré-fixadas, onde o cliente fica sabendo o valor exato no momento da contratação, como outras variam de acordo com o índice selecionado no momento de fazer o empréstimo.
Contudo saiba que, o valor dos taxa de juros do crédito não é o mais importante, e sim o CET (Custo Efetivo Total) que mostra ao cliente o valor total da operação. Em geral com a contratação do crédito você paga o capital emprestado, os juros, as taxas sobre a operação (como o IOF) e é possível que os encargos do banco. Cada empréstimo pode ter um CET diferente e se você quer conhecer esse valor antes de contratar, deve fazer uma simulação.

Empréstimo Pessoal da Caixa: simulação on-line

Diversas vezes buscamos uma tabela de empréstimo da Caixa ou de qualquer outra instituição financeira com o intuito de achar um valor exato, ter segurança no momento de contratar o crédito e evitar qualquer tipo de surpresa.
Porém isso não é possível! O tempo para o pagamento, o tipo de empréstimo e todos os demais riscos da operação influenciam no momento de calcular a taxa de juros, por isso se faz uma análise de perfil do cliente.
Contudo há uma forma de saber o valor mais próximo do empréstimo fazendo uma simulação. Com essa simulação você pode comparar e avaliar qual é o crédito mais conveniente no momento para seus projetos.
Para simular e contratar o empréstimo da Caixa Acesse o site Oficial da Caixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscando Conteúdo

0